O petróleo opera em queda nesta quinta-feira com o temor generalizado sobre o avanço da variante delta e o maior contágio de covid-19, além da sinalização mais forte do Federal Reserve (Fed, banco central americano) sobre o processo de retirada de estímulos da economia americana e uma valorização do dólar na sessão de hoje.
Pouco antes de 10h15, o contrato do WTI para setembro perdia 3,19%, saindo a US$ 63,23. O vencimento do Brent para outubro tinha baixa de 2,86%, cotado a US$ 66,28.
A ata do Fed não indicou nenhuma data específica para o começo do processo de retirada de estímulos, mas mostra um consenso mais forte de que um anúncio sobre o início do processo seja feito na reunião de política monetária de setembro e que a redução do programa de compras de ativos comece até o fim do ano.
Além da sinalização do Fed, há um movimento de temor relacionado à queda de demandas com a disseminação da variante delta do novo coronavírus na Ásia, Europa e EUA. A perspectiva já afeta as ações das principais empresas do setor petroleiro.
Nas últimas cinco sessões, o petróleo operou no vermelho.