Nesta sexta-feira (19), as condições do tempo apresentaram variações em todo o território brasileiro, com destaque para o início gelado em algumas regiões. Confira como ficam as condições climáticas em cada parte do país:
Sul
O amanhecer será gelado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a presença de nevoeiro no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Além disso, há condições de geada no sudeste do Paraná, serra e planalto catarinense e gaúcho. No decorrer do dia, prevalecerá o sol e tempo firme em todas as áreas, com temperaturas amenas à tarde.
Sudeste
O amanhecer ainda será gelado em São Paulo, sem previsão de chuva na capital e na maior parte do estado. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a umidade aumenta devido à frente fria, resultando em um dia de muitas nuvens e pouca chuva, com temperatura mais amena. Existe a possibilidade de chuva no Vale do Rio Doce e em Belo Horizonte.
Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, o ar seco predomina, com sol e tempo firme. O início da manhã será mais gelado devido à atuação do ar frio. Já no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, espera-se sol e pancadas de chuva à tarde.
Nordeste
No sul da Bahia, a umidade aumenta devido à frente fria, resultando em um dia instável em Ilhéus e Porto Seguro, com risco de pancadas fortes. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) traz umidade para o norte do Maranhão, Piauí e Ceará, com condição de chuva a qualquer momento.
Norte
Em Roraima e Amazonas, o tempo estará instável, com aumento da chuva e possibilidade de pancadas fortes e temporais em Manaus e Boa Vista. Já no Acre, Rondônia, Tocantins, Pará e Amapá, o dia será de sol, com condição de chuva forte entre tarde e noite, acompanhada de risco de trovoadas.