16/04/2024 às 08h51min - Atualizada em 16/04/2024 às 08h51min

Previsão do tempo alerta para risco de temporais e primeira geada do ano

Formação de uma frente fria, agindo em conjunto com um ciclone extratropical, acarretará no resfriamento do país

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
O Brasil se prepara para enfrentar condições climáticas desafiadoras nos próximos dias, com risco de temporais em algumas regiões e a chegada iminente da primeira geada do ano. Confira as previsões detalhadas e esteja preparado para as mudanças no clima.

Sul
A previsão indica possibilidade de chuva em diversas áreas, com destaque para o norte gaúcho, Região Metropolitana de Porto Alegre, sul e oeste de Santa Catarina, faixa oeste do Paraná, norte, região central e leste do Paraná, e litoral catarinense. No entanto, o oeste do Rio Grande do Sul terá tempo firme, com chuvas fracas em Santa Maria e no extremo sul do estado.

Sudeste
No Rio de Janeiro e no oeste e noroeste de Minas Gerais, o tempo permanecerá firme, enquanto São Paulo e o sul de Minas Gerais terão pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas fluminenses e mineiras, o sol aparecerá, com possibilidade de chuva fraca e isolada ao longo do dia. No Espírito Santo, a chuva será passageira, intercalada com momentos de sol.

Centro-Oeste
Chuvas são esperadas no extremo sudoeste de Mato Grosso, oeste, região central e sul de Mato Grosso do Sul, enquanto o Distrito Federal e o leste de Goiás terão sol com poucas nuvens. Nas demais áreas, haverá sol, calor e pancadas de chuva no período da tarde e durante a noite.

Nordeste
O interior da Bahia terá tempo firme e sol predominante, enquanto a faixa litorânea da região terá pancadas de chuva, com chance de temporais em Ilhéus (BA) e no litoral do Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predominará, com possibilidade de chuva fraca e isolada.

Norte
Chuvas são esperadas no leste do Amapá e no litoral do Pará, com chuva intermitente no sul de Rondônia e condições para temporais localizados no Acre. Nas demais áreas da região, haverá sol, tempo abafado e pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite.

Prepare-se para a primeira geada de 2024
O Brasil se prepara para a chegada da primeira geada do ano, à medida que uma massa de ar frio polar se aproxima do país pelo interior do continente. A formação de uma frente fria, agindo em conjunto com um ciclone extratropical, será responsável por esse resfriamento, prometendo uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Acompanhe as previsões e esteja preparado para as mudanças climáticas.

Além disso, entre os dias 16 e 20 de abril, a Região Sul começará a perceber gradualmente os efeitos desse fenômeno, com possibilidade de registro de geada em áreas elevadas das serras. O Inmet alerta para a possibilidade de chuvas fortes, granizo, rajadas de vento e trovoadas em algumas regiões, com previsão de chuvas acima da média para grande parte do Brasil entre 15 de abril e 1º de maio. Esteja atento e se prepare para as condições climáticas adversas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.