Nesta sexta-feira (12), a região Sul do Brasil enfrentará a presença de uma frente fria e um cavado, trazendo a previsão de temporais e possíveis transtornos para o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra decorrentes dos temporais no litoral sul do estado, impactando atividades como a colheita do arroz, soja, milho e feijão.
No Paraná, o tempo permanecerá mais firme, enquanto parte das lavouras de milho segunda safra aguarda umidade para o desenvolvimento. No Centro-Oeste, a Alta da Bolívia contribui para a entrada de umidade em Mato Grosso, beneficiando o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra, especialmente em Goiás.
No Sudeste, uma frente fria avança para alto mar, aumentando a umidade no leste da região. Chove a qualquer momento desde o litoral e leste de São Paulo até o estado do Rio de Janeiro e cidades do sul de Minas Gerais. No Nordeste, há previsão de sol entre nuvens e chuva a qualquer momento no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, com aumento da umidade na costa leste nordestina.
No Norte, a previsão indica muitas nuvens e risco de temporais no leste e sul do Amapá e no litoral do Pará, com condição de pancadas moderadas a fortes e risco de trovoadas em diversas áreas da região.