A segunda-feira (8) se inicia com um panorama climático desafiador em grande parte do território brasileiro, com chuvas e temporais previstos, conforme indicação da Climatempo. As regiões mais afetadas serão o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com expectativa de pancadas de chuva ao longo do dia e o risco de temporais de forte intensidade.
Na Região Sul, as condições meteorológicas são variadas. Enquanto o oeste do Rio Grande do Sul desfruta de tempo firme, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no litoral gaúcho, o sol aparece intercalado com chuvas fracas e isoladas. Já no nordeste do Paraná, são previstas pancadas de chuva a partir da tarde, podendo ocorrer temporais. Nas demais áreas sulistas, instabilidades persistem, podendo resultar em chuvas a qualquer momento do dia, com possibilidade de temporais.
No Sudeste, a segunda-feira será predominantemente ensolarada em Minas Gerais, Espírito Santo e na maior parte do Rio de Janeiro. No entanto, são esperadas chuvas em forma de pancadas no extremo sul fluminense e em praticamente todo o estado de São Paulo, com exceção da Baixada Santista, onde a chuva ocorrerá de forma isolada e passageira.
Para o Centro-Oeste, as previsões indicam chuvas em diferentes momentos do dia, com destaque para o nordeste de Mato Grosso e sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde são aguardadas chuvas a qualquer momento. Nas demais áreas da região, o tempo permanece abafado, com sol predominante e possíveis pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
Já no Nordeste, há alerta para temporais no Amazonas, norte do Ceará e Rio Grande do Norte, além do litoral norte baiano e leste de Sergipe. Regiões como a faixa sul da Bahia desfrutarão de tempo firme, enquanto no leste do Piauí, sul do Ceará, norte baiano, interior pernambucano e da Paraíba, são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia, podendo vir acompanhadas de forte intensidade.
Por fim, no Norte do país, o sol aparece no norte do Amapá e no extremo noroeste do Pará, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. No entanto, na maior parte da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as chuvas ao longo do dia, podendo ocorrer temporais localizados.
Soja
Além das preocupações com as condições climáticas, há também destaque para a agricultura, especialmente na produção de soja. Regiões do Sul e Norte enfrentam volumes significativos de chuva, podendo atrasar os trabalhos de campo, enquanto na Bahia, a tendência é de tempo mais firme, favorecendo a colheita da oleaginosa.