18/08/2021 às 20h00min - Atualizada em 18/08/2021 às 20h00min

Pacheco pede a Fux nova reunião com Bolsonaro e diz que diálogo é 'fundamental'

Na tentativa de intermediar a crise institucional entre o Palácio do Planalto e o Judiciário, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para que ele restabeleça o diálogo com o presidente Jair Bolsonaro. Pacheco e Fux encontraram-se nesta quarta-feira (18) e, segundo o senador, ele sugeriu uma nova reunião entre os chefes de Poderes.

O encontro foi cancelado por Fux, após os reiterados ataques de Bolsonaro a ministros da Corte. A interlocutores, o presidente do STF tem apontado que não há clima para voltar a sentar à mesa com o chefe de Executivo. Para ele, uma nova reunião com todos os chefes de Poderes, a exemplo da que foi cancelada, só seria possível se o chefe do Executivo estivesse disposto a um grande gesto – seja um pedido público de desculpas ou o comprometimento com uma trégua de verdade.

"Uma coisa ficou acertada: o diálogo entre os Poderes é um pilar da democracia. Esse diálogo é fundamental, é muito importante que ele aconteça sistematicamente. Fiz o pedido para restabelecer esse diálogo, inclusive com o Poder Executivo", disse Pacheco, em entrevista após a reunião com Fux.

O presidente do STF afirmou que vai "reavaliar" a realização de uma nova reunião entre os chefes de Poderes.

Em sua fala, porém, Fux disse que, mesmo após o episódio, não deixou de conversar com representantes do Executivo. Nesta quarta, ele vai se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

"Apesar do cancelamento da reunião, o diálogo com os Poderes nunca foi interrompido. Eu sigo dialogando com representantes de todos os Poderes", disse o presidente do Supremo.

O presidente do Senado lembrou do cancelamento da reunião e disse que é "muito importante" que se restabeleça o contato, "sobretudo entre o presidente do Supremo Tribunal Federal e o presidente da República", para que se possa "identificar quais são as dificuldades, quais são os problemas, as razões desses problemas e buscar consenso, buscar convergir".

"Concordamos que o radicalismo e o extremismo são muito ruins para o Brasil e são capazes de derrotar a democracia. Portanto, nós precisamos evitar o radicalismo, evitar o extremismo e darmos lugar ao diálogo que busca conciliar, que busque unir, não necessariamente concordar sempre, mas sobretudo esse respeito a divergência", disse.

Segundo o presidente do Senado, "a democracia não pode ser questionada da forma como vem sendo questionada no país".

Impeachment de ministros do STF

Ele também afirmou que não conversou com Fux "especificamente" sobre o pedido de impeachment que Bolsonaro anunciou que apresentaria contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

O senador, no entanto, defendeu que esse instrumento não pode ser banalizado. "Caso haja algum pedido de impeachment, nós vamos fazer uma avaliação. Impeachment é algo grave, não pode ser banalizado." Segundo Pacheco, isso vale tanto para ministros do Supremo quanto para o presidente da República.

"Eu sou contrário à utilização do impeachment como uma solução de problemas", disse.

Por fim, ele afirmou que está "sempre disposto" a conversar com Bolsonaro e que o mais importante, neste momento, é que aconteça um diálogo entre todos os presidentes de Poderes. Ele sugeriu, inclusive, chamar o procurador-geral da República, Augusto Aras, para o encontro.

Questionado se uma reunião seria o suficiente para acabar com a crise, ele respondeu: "Se uma não for suficiente, nós marcamos outra".

Ciro Nogueira também apela ao diálogo

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, reforçou o apelo que já havia sido feito mais cedo por Pacheco e pediu que o Supremo Tribunal Federal retome a interlocução com Bolsonaro.

Em reunião com o presidente do Supremo, no fim da tarde de hoje, Nogueira solicitou que seja remarcada a reunião entre os chefes dos três Poderes.

Após o encontro, o STF divulgou nota afirmando que Fux "reavaliaria" a possibilidade. A Corte disse que a reunião durou cerca de meia hora e que Nogueira "se mostrou aberto ao diálogo com a Suprema Corte".

Em seu perfil no Twitter, Nogueira publicou uma fotografia com o ministro e escreveu que há "consenso" entre eles sobre a preservação dos três Poderes. Na foto, ambos seguram um exemplar da Constituição Federal. O ministro-chefe da Casa Civil disse que o livro sintetiza "o Brasil, o nosso futuro e a harmonia entre os Poderes".

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.