28/03/2024 às 17h49min - Atualizada em 29/03/2024 às 09h00min

Agro Amazônia incentiva o uso da tecnologia na pecuária

- Da Redação
Foto: reprodução
O LucrAA Pecuária, desenvolvido pela Agro Amazônia, é focado na integração de tecnologia e rentabilidade sustentável para pecuaristas de diversas regiões do Brasil. A iniciativa visa proporcionar aos produtores a oportunidade exclusiva de receber um diagnóstico abrangente de suas propriedades ao longo de oito meses e desenvolvimento de atividades ao longo de 12 meses, juntamente com um plano de ação personalizado.

“Esse plano incorpora as mais recentes técnicas de manejo de solo e pastagem, com o objetivo de aumentar a eficiência na produção pecuária, melhorar a gestão das propriedades e promover uma atividade profissionalizada dentro do setor”, explica Bernardo Véras, gerente de pecuária da Agro Amazônia, empresa subsidiária da Sumitomo Corporation, e destaque na distribuição de insumos agropecuários no Brasil.
De acordo com o especialista, o projeto LucrAA Pecuária abrange propriedades nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Cinco propriedades desses Estados foram selecionadas como modelo para o projeto.
 
“Especialistas da Agro Amazônia e da SIA Consultoria, focada em agronegócio, realizam visitas mensais a essas propriedades, compartilhando práticas eficazes e oferecendo orientações para melhorar a eficiência na produção”, relata Véras.
 
Segundo ele, 250 pessoas estão envolvidas do projeto, incluindo 100 pecuaristas, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que o conhecimento é compartilhado entre os participantes, promovendo uma comunidade de prática e colaboração entre os produtores.
 
Na opinião de Véras, o programa contribui para a gestão da atividade pecuária ao fornecer aos produtores participantes uma abordagem abrangente e personalizada. Ao oferecer um diagnóstico minucioso das propriedades, identifica áreas de melhoria, desde o manejo do solo até a gestão financeira.

“Com base nesse diagnóstico, é elaborado um plano de ação específico para cada produtor, adaptado às suas necessidades e circunstâncias individuais. Além disso, o acompanhamento regular por especialistas da Agro Amazônia e da SIA Consultoria garante orientação contínua e feedback valioso, permitindo ajustes conforme necessário ao longo do processo” comenta.
 
Ele acrescenta que, através do compartilhamento de conhecimento e da colaboração entre os participantes, o programa cria um ambiente de aprendizado dinâmico, em que as melhores práticas são disseminadas e novas ideias são exploradas.
 
“Ao incentivar a adoção de tecnologias e inovações no manejo pecuário, o LucrAA Pecuária visa não apenas melhorar a eficiência e a rentabilidade das propriedades, mas também promover práticas sustentáveis e de longo prazo no setor pecuário brasileiro”, analisa.
 
Benefícios

De acordo com Véras, o projeto LucrAA Pecuária não apenas beneficia os produtores pecuários participantes, mas também tem impactos positivos para a população em geral e para a economia local.
 
“Primeiramente, ao aumentar a eficiência e a rentabilidade das operações pecuárias, o programa contribui para a geração de empregos e renda nas áreas rurais, onde a pecuária desempenha um papel crucial na economia local”, destaca.
 
Por fim, Véras que, ao promover práticas sustentáveis de manejo pecuário, o LucrAA Pecuária ajuda a preservar os recursos naturais e a proteger o meio ambiente, o que é fundamental para garantir a sustentabilidade a longo prazo das atividades agrícolas e pecuárias. “Isso não apenas beneficia as comunidades locais, mas também contribui para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais”, arremata.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.