O Japão cancelou nesta quarta-feira, pelo segundo ano consecutivo, seu Grande Prêmio de Fórmula 1. O país enfrenta um aumento dos casos de covid-19, em um surto que está sendo causado pela variante delta.
Em um comunicado divulgado no Twitter, os organizadores da Fórmula 1 disseram que o governo do Japão desistiu de realizar a etapa no país “devido às complexidades da pandemia em curso”. Também por causa da covid-19, as corridas na Austrália e em Cingapura já haviam sido canceladas.
O Grande Prêmio do Japão seria realizado em outubro. Entre 24 de agosto e 5 de setembro, o país será sede da Paralímpiada de Tóquio, que vai ocorrer sem a presença de público, assim como já ocorreu com a Olimpíada.
Apesar de a estratégia dos organizadores ter sido considerada eficiente para conter a disseminação do vírus entre atletas e delegações, o Japão observou um aumento dos casos durante a realização dos Jogos.
Ontem, como parte do esforço para tentar conter o avanço da variante delta, o governo de Yoshihide Suga prorrogou o estado de emergência já em vigor até 12 de setembro e incluiu mais sete províncias no decreto.