20/03/2024 às 08h49min - Atualizada em 20/03/2024 às 08h49min

Frio chega com força total nos próximos dias em algumas regiões do Brasil

As temperaturas mínimas podem chegar a cerca de 4°C em alguns pontos das serras gaúcha e catarinense

- Da redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

Uma forte frente fria está a caminho do Brasil e pode provocar a primeira geada do ano em algumas regiões do país. No Sul, essa frente fria começará a influenciar o clima a partir desta quarta-feira, 20 , de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

São esperadas chuvas fortes, temporais e rajadas de vento. Na sexta-feira, 22, uma massa de ar frio se deslocará sobre o Rio Grande do Sul e as áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, causando uma brusca queda nas temperaturas. Por esse motivo, as temperaturas mínimas podem chegar a cerca de 6°C na região da campanha gaúcha.

 

No sábado, 23, as temperaturas diminuirão ainda mais, com mínimas de 4°C nas serras gaúcha e catarinense. Existe a possibilidade de ocorrência de geada fraca em pontos mais elevados da região.

 

Além da queda nas temperaturas, essa frente fria também trará um aumento na frequência de chuvas, especialmente nas áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

 

Nesta quarta-feira, 20, prevê-se chuva de até 100 milímetros (mm) em áreas do sul do Rio Grande do Sul, com possíveis temporais, acompanhados de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h.

 

Já na quinta-feira, 21, espera-se que os temporais se estendam para áreas de Santa Catarina e do Paraná.

 

Na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, uma frente fria avançará pelo leste da Região Sudeste, podendo resultar em volumes de chuva em torno de 70 mm em muitas áreas.

 

Regiões como Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo poderão registrar chuvas ainda mais intensas, com volumes superiores a 100 mm por dia.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.