12/03/2024 às 08h59min - Atualizada em 12/03/2024 às 08h59min

Onda de calor afeta o Brasil e máxima pode atingir 40°C em Mato Grosso do Sul

Previsão do tempo mostra onde vai haver alta temperatura ou chuvas esparsas

- Da Redação, com Cana Rural
Foto: reprodução

Uma terceira onda de calor está varrendo grande parte do território brasileiro nesta terça-feira (12). No Sul do país, o ar quente e seco intensifica o calor no sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No entanto, apenas no litoral paranaense e no extremo sul gaúcho é possível esperar por chuvas, ainda que de baixa intensidade.

 

No Sudeste, a previsão é de tempo firme na capital paulista e em grande parte do interior de São Paulo, com exceção da região norte do estado. O sul de Minas Gerais também terá estabilidade climática. Nas regiões litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro, o sol brilha forte, podendo ocorrer chuvas passageiras.

 

Já no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, o céu estará encoberto por nuvens, com possibilidade de chuvas a qualquer momento. Nas demais áreas do Nordeste, o clima será abafado, com pancadas de chuva durante o dia.

 

No Centro-Oeste, as temperaturas sobem ainda mais, com sol predominante em todas as áreas. Em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, o calor será intenso, podendo chegar a impressionantes 40°C na cidade de Porto Murtinho, no extremo oeste do estado. Nas demais áreas da região, espera-se tempo abafado e pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde.

 

No interior e litoral sul da Bahia, assim como no interior de Sergipe e Alagoas, o sol prevalece, com calor e chuvas passageiras. Na costa norte do Nordeste e no leste do Rio Grande do Norte e Paraíba, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) causa muitas nuvens e chuvas ao longo do dia. Nas outras áreas nordestinas, o dia será de sol forte, com aumento de nuvens e chuvas isoladas.

 

No Norte do país, espera-se muitas nuvens e chuvas ao longo do dia no litoral e norte do Pará, além do leste do Amapá. Nas demais áreas, o calor será intenso, podendo haver pancadas de chuva. Em Roraima, a máxima prevista é de 38°C na capital Boa Vista.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.