O consumo de energia elétrica no Brasil chegou a 61.494 megawatts médios (MWm) no mês de julho, crescimento de 3,1% na comparação anual, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em relação a julho de 2019, o aumento no mês passado foi de 3,8%. De acordo com o presidente do conselho de administração da CCEE, Rui Altieri, o ritmo de crescimento já é semelhante ao do período pré-pandemia.
“A tendência daqui para frente é de aumento gradual em relação a 2020, mas com taxas menores que as registradas no primeiro semestre", disse.
Para a CCEE, o crescimento do consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) está atrelado ao bom desempenho dos principais setores da economia que adquirem eletricidade no mercado livre.
O consumo no mercado livre, que atende a indústria e empresas de grande porte, aumentou 12,1% frente a 2020, considerando as novas cargas que migraram para o segmento nos últimos 12 meses. Excluindo a migração de novas unidades, o crescimento foi de 7,1% na comparação anual.
Já no mercado regulado, que é atendido pelas distribuidoras de energia, o consumo teve uma queda de 1,3% em julho em relação a igual mês no ano passado, considerando os clientes que optaram por migrar para o mercado livre ao longo do último ano. Se excluída a migração, a retração foi de 1,1%