29/02/2024 às 09h16min - Atualizada em 29/02/2024 às 09h16min

Abimaq prevê cenário desafiador para mercado de máquinas agrícolas em 2024

Expectativa aponta para queda de 10% nas vendas internas, enquanto as exportações também recuam

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
O cenário econômico no setor de máquinas agrícolas se desenha com um tom desafiador em 2024, conforme previsões da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Com uma queda já observada de 36,1% na receita proveniente das vendas internas em janeiro, somando R$ 2,593 bilhões, o ano promete ser marcado por dificuldades no mercado interno e externo.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Abimaq, 
Pedro Estêvão Bastos, o prognóstico para o primeiro semestre não é otimista, com uma projeção de 10% de queda no faturamento, sobretudo condicionado a fatores como a safra de milho e a política de juros do Plano Safra 2024/25.

"No curto prazo, enfrentamos desafios conjunturais. Estruturalmente, porém, mantemos o otimismo com o setor. O aumento das exportações brasileiras, por exemplo, demanda uma expansão da frota e da área cultivada", destacou Bastos.

O contexto adverso já se fez sentir em 2023, com uma queda de 23,2% na receita do segmento agro da Abimaq. Entretanto, apesar das dificuldades, o mercado mantém-se em níveis elevados, sinalizando um potencial de recuperação no segundo semestre, quando espera-se uma absorção das perdas na safra de soja e a colheita da segunda safra de milho.

As vendas internas de máquinas agrícolas, segundo dados da Abimaq, despencaram 39,1% em janeiro, comparadas com o mesmo período de 2023. Foram 2.137 unidades comercializadas, representando um reflexo direto do atual cenário econômico. As exportações, por sua vez, também enfrentaram desafios, registrando uma queda de 6,3% em janeiro, totalizando US$ 127,54 milhões.

Especificamente, as vendas de colheitadeiras e tratores mostraram um declínio acentuado. Foram comercializadas apenas 246 unidades de colheitadeiras em janeiro de 2024, uma queda de 62,7% em relação a janeiro de 2023. As vendas de tratores, por sua vez, totalizaram 1.891 unidades, representando uma redução de 33,6% em relação ao ano anterior.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.