27/02/2024 às 09h31min - Atualizada em 27/02/2024 às 09h31min

Importações de trigo aquecem devido à baixa oferta no mercado doméstico

Clima desfavorável e busca por qualidade impulsionam compras internacionais

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Em resposta à escassez de trigo com qualidade no mercado interno, as importações brasileiras do cereal estão em ascensão. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que, até a terceira semana de fevereiro, o país já havia adquirido 383,95 mil toneladas de trigo, superando as 291,63 mil toneladas compradas durante todo o mês de fevereiro do ano anterior.
 
Segundo análises de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar de muitos agentes de moinhos estarem abastecidos, os compradores ativos no mercado spot estão em busca de trigo com qualidade superior. No entanto, o desenvolvimento da safra brasileira foi prejudicado por condições climáticas desfavoráveis, o que impulsionou a importação do produto, especialmente de países do Mercosul.
 
Do lado dos produtores, o foco está no planejamento da área para a nova temporada. Os pesquisadores do Cepea destacam que as perdas de produtividade observadas em anos recentes, juntamente com os preços internos operando nos menores patamares desde 2020, podem desestimular a semeadura de trigo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.