Antes mesmo de se livrar de uma massa de ar frio que atinge a região Sul do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia que dia 19 podemos ter temperaturas muito baixas. A informação é do meteorologista Kleber Souza. Ele alerta para a entrada de uma nova massa de ar frio, com previsão de geadas intensas na semana que vem. A atual frente fria está estacionada no Rio Grande do Sul.
Esse mesmo sistema mantém a previsão de chuva em todo o estado do Paraná, com precipitações que podem ir de 20mm a 40mm em 24h. No será diferente no extremo Sul do Mato Grosso do Sul, com previsão de 20mm a 30mm de chuva. A previsão é que amanhã, dia 17, essas condições se mantenham e atingam o extremo Sul do estado de São Paulo.
A massa de ar polar esta se deslocando do continente para o mar. Nesse processo, as temperaturas vão continuar caindo em várias regiões e favorecer o risco de geada com intensidade entre moderada e forte em algumas áreas. "O bloqueio atmosférico é rompido apenas para a entrada do frio. Há condição de chuvas na faixa leste da região Sudeste, mas neste período do ano as chuvas não avançam e o interior do Brasil continua com o tempo muito seco”, diz Kleber.
Geadas
O Instituto prevê geadas a partir deste domingo, dia 18, de fraca a moderada, nos 3 estados do Sul: Rio Grande, Santa Catarina e sul do Paraná. No Paraná ela deverá ser fraca. Na segunda, os produtores de milho safrinha devem ficar atentos. As temperaturas podem chegar a -5% em algumas áreas. A projeção é de frio intenso no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No Mato Grosso do Sul e em São Paulo ela será moderada, e fraca em Minas Gerais.
(Fonte: Notícias Agrícolas)