23/02/2024 às 08h29min - Atualizada em 23/02/2024 às 08h29min

Tocantins busca certificação de estado livre de febre aftosa sem vacinação

Estudo sorológico envolvendo mais de mil animais e 53 propriedades

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

O governo do Tocantins iniciará, a partir de março, um estudo sorológico para verificar a ausência de circulação viral da febre aftosa no estado. A iniciativa, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), envolverá 1.171 animais de 53 propriedades rurais distribuídas em 40 municípios tocantinenses.

 

Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, o objetivo principal é conquistar a certificação internacional de livre da febre aftosa sem vacinação, o que poderá fortalecer a pecuária local e abrir novos mercados para o estado.

 

O estudo, coordenado pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, contará com animais com até 24 meses de vida, nascidos após a suspensão da vacina no Tocantins. A coleta de amostras será realizada por técnicos treinados, sem custo para os produtores rurais, e as análises serão conduzidas em laboratório indicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

Além do Tocantins, o estudo será realizado em outros estados da Área 1, definida pelo Mapa, que inclui Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Atualmente, apenas alguns estados brasileiros possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que reforça a importância desse processo para o Tocantins e toda a região.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.