Nesta quarta-feira (21), a região Sul do Brasil enfrenta condições climáticas divergentes, com a tempestade tropical Akará perdendo força ao longo do dia, mas ainda provocando fortes pancadas de chuva no leste do Paraná e em Santa Catarina. No entanto, no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme, agravando o déficit hídrico das lavouras.
A previsão indica que somente na sexta-feira (23) a circulação de ventos voltará a aumentar a umidade em todas as áreas do Sul, com a possibilidade de temporais localizados no norte e oeste do Rio Grande do Sul. Entretanto, a passagem de uma frente fria próxima ao litoral gaúcho aumenta o risco de temporais na fronteira com o Uruguai.
Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, a falta de chuva continua prejudicando os cultivos de milho e soja, especialmente no sudoeste do estado, onde o tempo firme está restringindo o desenvolvimento das lavouras.
No restante do país, o Sudeste enfrenta um dia de tempo fechado, com chuvas persistentes em algumas áreas, enquanto o Centro-Oeste registra sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. No Nordeste, o tempo fica instável e chuvoso em algumas áreas, especialmente no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Enquanto isso, na região Norte, predomina o sol, com calor e tempo firme em grande parte das áreas.