A semana no Brasil começou com um elemento fora do comum chamando a atenção: a tempestade tropical Akará, recentemente nomeada pela Marinha do Brasil. Este sistema, precursor de um possível furacão, destaca-se por sua capacidade destrutiva, com ventos atingindo entre 65 e 120 km/h.
No entanto, a boa notícia é que o risco direto para o Brasil é considerado baixo, uma vez que o centro de baixa pressão atmosférica da tempestade permanece distante da costa. Apesar das ondas de até 5 metros de altura no Atlântico, na costa Sul e Sudeste chegam apenas ondas de 1,5 metro.
A previsão indica que a tempestade tropical Akará deverá perder intensidade nos próximos dias, rebaixando-se para uma depressão subtropical até desaparecer completamente até quinta-feira (22).
Confira agora as condições climáticas previstas para esta terça-feira (20) em todas as regiões do Brasil:
Sul
Chuvas espalhadas em Santa Catarina e Paraná, com volumes em torno de 40 mm no Paraná, podendo causar transtornos. No Rio Grande do Sul, tempo firme e ensolarado devido a uma massa de ar seco.
Sudeste
Pancadas de chuva em toda a região, com risco de temporais com ventos, raios e granizo. Oeste de São Paulo terá apenas pancadas isoladas.
Centro-Oeste
Chuvas persistentes em Mato Grosso e Goiás, com volumes entre 40 e 100 mm e alerta para enchentes. Mato Grosso do Sul terá tempo firme e ensolarado na maior parte.
Nordeste
Pancadas de chuva em diversas áreas devido à atuação de instabilidades e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com volumes acima de 45 mm em algumas regiões.
Norte
Chuvas dispersas, com maiores acumulados previstos no sudoeste do Pará, sul do Tocantins, sul de Rondônia e leste do Acre. Tempo firme em grande parte do Amazonas, Roraima, Amapá e noroeste do Pará.