20/02/2024 às 08h54min - Atualizada em 20/02/2024 às 08h54min
Frigoríficos de carne bovina em MT aceleram produção em janeiro
Aumento no ritmo de abates e entrada de novas plantas impulsionam setor no estado
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução Os frigoríficos de Mato Grosso registraram forte alta produtiva durante janeiro devido ao incremento no ritmo de abates e pela inauguração de seis novas plantas frigoríficas no estado, conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (19).
De acordo com o Imea, a utilização frigorífica real atingiu a quarta maior média já registrada para um único mês, alcançando a marca de 105,32%, superando em 22,88 pontos percentuais a média histórica. O maior volume de abate bovino já registrado na história impulsionou o crescimento deste setor.
O relatório destacou que o indicador poderia ter sido ainda mais expressivo, uma vez que seis novas plantas frigoríficas entraram em operação no estado, embora com menor capacidade de abate diário.
No período de janeiro, um total de 607,60 mil cabeças de gado foram abatidas em Mato Grosso (excluindo os animais enviados para abate em outros estados), representando um aumento de 21,97% em relação ao mês de dezembro. Esses números elevaram a média diária de abates para a segunda maior média em 15 anos, atingindo a marca de 27,61 mil cabeças/dia.
Entretanto, na primeira quinzena de fevereiro, o interesse das indústrias frigoríficas de Mato Grosso pela proteína bovina apresentou uma diminuição, com as negociações pela arroba do boi gordo se mantendo estáveis após um período de compras aquecidas em janeiro para abastecer estoques, conforme apontado pelo Imea.