20/02/2024 às 08h40min - Atualizada em 20/02/2024 às 08h40min

​Setor agropecuário impulsiona crescimento do PIB brasileiro em 2023, segundo FGV

Economia registra avanço de 3% no ano, com destaque para performance excepcional do agronegócio

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
A economia brasileira impulsionada por um excepcional desempenho do setor agropecuário em 2023, favorecendo cenário de crescimento conforme revela a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O agro, que representa 6% do PIB nacional, registrou um impressionante avanço de 15,8% no ano passado, correspondendo a 30% do crescimento total do PIB. A soja emergiu como o grande destaque do setor, apresentando um crescimento de 25,3% na produção, com a região Centro-Sul do país se destacando como principal produtora dessa oleaginosa.

"Esse contexto evidencia uma forte concentração setorial e regional, demonstrando que o crescimento econômico não foi uniformemente sentido em todo o país", observa Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Além disso, Juliana destaca que "o excelente desempenho agropecuário teve um efeito cascata positivo sobre outras atividades econômicas, potencializando sua influência na economia como um todo".

Outro fator que contribuiu significativamente para o crescimento do PIB foram as exportações, que registraram uma alta de 9,5% no ano passado. As vendas para outros países de produtos agropecuários foram especialmente destacadas, com um aumento de 25,3%.

Enquanto isso, o setor de serviços apresentou um crescimento de 2,5% em 2023, caracterizado por um aumento generalizado. A indústria brasileira também teve um desempenho positivo, encerrando o ano com um crescimento de 1,4%.

Apesar desses resultados positivos, o último trimestre de 2023 indicou uma tendência de desaceleração, conforme ressalta Juliana. No entanto, ela destaca a resiliência da economia, mesmo diante das fragilidades de um crescimento anual concentrado e fortemente influenciado por commodities de mercado internacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.