A rede varejista Walmart registrou lucro líquido de US$ 4,28 bilhões no segundo trimestre, uma queda de 34% na comparação anual, impactada pela relativa normalização da economia dos Estados Unidos depois do período mais agudo da pandemia e venda de ativos ao redor do mundo. A empresa teve uma leve alta de 2,4% nas receitas, a US$ 141 bilhões.
As vendas líquidas nos Estados Unidos subiram 5,3%, a US$ 98,2 bilhões, mas nas operações internacionais o indicador viu uma queda de 15,2% se comparado com o ano passado, a US$ 23 bilhões. Já o clube de assinaturas Sam’s Club viu as vendas líquidas subirem 13,9%, a US$ 18,6 bilhões.
Doug McMillon, diretor-presidente do Walmart, destaca o crescimento de 6% na operação de e-commerce da varejista, destacando que deve chegar a US$ 75 bilhões em vendas ao fim de 2021, “fortalecendo a posição de líder em mercado multicanal”. Ele fala que a empresa aumentou participação de mercado nos EUA em supermercado, a 6,1%.
A empresa também revisou suas metas para o ano fiscal de 2022. Agora esperam um crescimento de 6% a 7% em vendas líquidas, ou mais de US$ 30 bilhões, e entre 5% a 6% em vendas mesmas lojas. As vendas internacionais devem cair entre 21,5% e 22,5% por conta do processo de venda de ativos. O lucro por ação deve ficar entre US$ 6,20 e US$ 6,35.