31/01/2024 às 09h02min - Atualizada em 31/01/2024 às 09h02min

​Brasil e Bolívia estabelecem parceria estratégica para produção de fertilizantes

Acordo bilateral visa impulsionar a indústria de fertilizantes e fortalecer laços econômicos entre os países

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
Representantes do Brasil e Bolívia assinaram, nesta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, um memorando de entendimento visando o aumento da produção de fertilizantes em ambos os países. A iniciativa busca explorar as consideráveis reservas de gás natural bolivianas, essenciais para a produção de fertilizantes nitrogenados.

A Bolívia, detentora de vastas reservas de gás natural e minerais essenciais, carece de recursos e capacitação para desenvolver suas cadeias de produção. O memorando, assinado por ministros de ambas as nações, propõe medidas como cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e atração de investimentos para superar essas limitações.

No acordo, destacam-se ações estratégicas, como estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para atrair investimentos em diversas regiões, como Três Lagoas (MS), Cuiabá (MT) no Brasil, e Porto Quijarro (Santa Cruz), Uyuni (Potosí), Copaisa (Oruro) e Santivañez (Cochabamba) na Bolívia.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressalta a importância da Bolívia como fornecedora de gás natural para o mercado brasileiro, ressaltando a intenção de ampliar a parceria nos setores de integração energética, fertilizantes e biocombustíveis.

Além disso, o acordo prevê ações como mapeamento geológico, pesquisa mineral e facilitação do comércio bilateral de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas. A implementação do memorando será conduzida por um grupo de trabalho conjunto, composto por representantes das áreas técnicas, responsável por elaborar um plano estratégico de cooperação. A iniciativa representa um passo significativo para fortalecer os laços econômicos entre Brasil e Bolívia, promovendo o desenvolvimento conjunto na área de fertilizantes e consolidando uma parceria estratégica duradoura.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.