31/01/2024 às 08h56min - Atualizada em 31/01/2024 às 08h56min

​Copom decide por novo corte na Taxa Selic, que deve cair para 11,25% ao ano

Banco Central aposta na redução da taxa básica de juros em meio à incerteza econômica

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central está programado para anunciar, nesta quarta-feira (31), mais um corte na taxa básica de juros, a Selic. A despeito do recente aumento do dólar e das taxas nos Estados Unidos, a expectativa é que a Selic, atualmente em 11,75% ao ano, seja reduzida para 11,25% ao ano, marcando o quinto corte desde agosto, quando foi interrompido o ciclo de aperto monetário.

As projeções indicam que a decisão será de corte de 0,5 ponto percentual, alinhando-se às previsões divulgadas nas últimas reuniões do Copom. O mercado financeiro, de acordo com a edição mais recente do boletim Focus, espera que a Selic termine o ano em 11,25%. O anúncio oficial será feito ao fim do dia.

Na ata da última reunião em dezembro, o Copom expressou preocupações com as contas públicas e alertou sobre riscos de um possível repique no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial. O cenário internacional, com a perspectiva de aumento de juros nos Estados Unidos e tensões geopolíticas, complica a tarefa do BC em reduzir os juros.

Segundo o boletim Focus mais recente, a estimativa de inflação para 2024 caiu de 3,86% para 3,81%, situando-se dentro do intervalo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, de 3% a 4,5%. O Copom reforça a importância do equilíbrio fiscal, enquanto observa o cenário global.

A taxa básica de juros, referência para a economia, é utilizada nas negociações de títulos públicos e influencia outras taxas no mercado. A expectativa de redução sinaliza uma estratégia para estimular a atividade econômica, apesar dos desafios globais. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.