No cenário meteorológico do Brasil, no Sul, prevê-se instabilidades tropicais com pancadas isoladas, mantendo o tempo firme no noroeste gaúcho e na faixa oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na região Norte, as instabilidades tropicais resultarão em pancadas de chuva na maior parte, com destaque para volumes significativos em áreas específicas do Acre, Amazonas, Pará e Amapá, enquanto Roraima manterá um clima quente com menor probabilidade de chuva.
Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (30) em todas as regiões do Brasil:
Sul
O Sul do Brasil enfrentará instabilidades tropicais, resultando em pancadas isoladas e mal distribuídas. Apesar disso, não são esperados grandes volumes de chuva ou ventos fortes. O tempo firme prevalecerá, especialmente no noroeste gaúcho e na faixa oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Sudeste
Uma massa de ar seco proporcionará tempo firme em grande parte de São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais. Contudo, a faixa leste da região e o norte de Minas Gerais ainda podem registrar chuvas devido à circulação de ventos úmidos do mar contra a costa, associada a uma frente fria em alto mar. O Espírito Santo e o nordeste mineiro podem ter acumulados mais expressivos.
Centro-Oeste
Pancadas de chuva, ainda que irregulares e mal distribuídas, serão observadas em boa parte da região, sem grandes acumulados. O tempo firme predomina desde o sul de Mato Grosso do Sul até o centro de Goiás, com o avanço de uma massa de ar seco.
Nordeste
Chuvas, de maneira irregular, são esperadas em boa parte do Nordeste, especialmente no sul do Maranhão e do Piauí, com potencial para acumulados significativos. Por outro lado, o tempo firme deve prevalecer do norte da Bahia até a Paraíba e no sul do Ceará.
Norte
Instabilidades tropicais resultarão em pancadas de chuva na maior parte da região, com volumes significativos em áreas do Acre, Amazonas, Pará e Amapá, de forma pontual. Roraima terá menor chance de chuva, mantendo o calor intenso.