A segunda-feira (29) marca o início da semana com condições climáticas variadas em todo o Brasil. Na região Sul, chuvas rápidas são esperadas na faixa leste devido à circulação de vórtices ciclônicos. No Sudeste, pancadas de chuva persistem, com volumes significativos no norte do Rio de Janeiro, zona da mata mineira e nordeste de Minas Gerais. A semana também traz previsão de chuvas isoladas no centro-oeste, nordeste e norte do país.
Previsão detalhada para a semana:
Sudeste: Chuvas acima de 40 mm no norte do RJ, zona da mata mineira e nordeste de MG devido à frente fria e área de baixa pressão. Condição de chuva reduzida no oeste paulista e triângulo mineiro.
Centro-Oeste: Pancadas isoladas no norte de MS, Mato Grosso, Distrito Federal e partes de Goiás. Atenção ao norte goiano devido à umidade no solo.
Nordeste: Chuvas na porção oeste, com destaque para volumes elevados no sudeste da Bahia e centro-sul do Maranhão. Condição de tempo firme na faixa leste.
Norte: Chuvas no norte do Brasil, com destaque para o Pará e partes do Tocantins. Roraima continua com tempo firme e calor.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes significativos para a próxima semana, destacando áreas propensas a chuvas intensas. Na Região Norte, volumes acima de 50 mm são previstos no centro-sul do Pará e Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins.
Na Região Nordeste, pancadas acima de 50 mm atingirão principalmente Maranhão, Piauí e sul da Bahia. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se chuvas fortes em áreas de SP, RJ, MG, centro-sul de GO e sul de MS, ultrapassando 80 mm. No Sul, acumulados superiores a 60 mm são esperados no centro-norte da região, com menores acumulados no centro-sul do RS.