26/01/2024 às 08h44min - Atualizada em 26/01/2024 às 08h44min
Previsão do tempo: Pancadas de chuva devem persistir em todas as regiões do Brasil nesta sexta (26)
Altos volumes de precipitação com risco de transtornos marcam a previsão climáticas em partes do país
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução Parte das regiões brasileiras continua sob a influência das condições climáticas e riscos de transtornos dos últimos dias. Confira as previsões do tempo para esta sexta-feira (26) em todo o Brasil.
Sul
A Região Sul não deve apresentar grandes novidades ao longo desta sexta e início da próxima semana. Na Serra Gaúcha, a previsão aponta para pancadas de chuva que devem se estender até o norte do Paraná. Além disso, chuvas rápidas intercaladas com períodos de sol e calor também devem ser registradas.
Sudeste
Enquanto isso, o Sudeste deve ter seus próximos dias marcados por chuvas persistentes, com intensidade e volume variáveis. No Espírito Santos e norte de Minas Gerais, existe a possibilidade de altos volumes de precipitação que podem acarretar em alagamentos. Contudo, as pancadas devem surgir intercaladas com períodos de melhoria em outras áereas.
Em constraste, o norte paulista e o Triângulo Mineiro apresentam menores chances de chuva.
Centro-Oeste
O período de chuvas segue no norte de Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso, com potencial para temporais com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Nas demais áreas, o tempo firme deve aparecer e se espalhando com aumento do calor.
Nordeste
Chuvas são esperadas em grande parte da região, em especial na Bahia e sul do Piauí e Maranhão, que registram possibilidade de elevados volumes de precipitação com riscos de transtornos. O tempo firme predominante na faixa norte, do Piauí até o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Norte
As huvas também seguem presentes em grande parte da Região Norte, com destaque para potenciais pancadas volumosas e riscos de transtornos na faixa sul, de Rondônia e Amazonas até o Tocantins.
Fevereiro
O mês de fevereiro promete ser quente em todo o Brasil, com exceção da faixa leste do Rio Grande do Sul. A média de temperatura máxima variará entre 32 ºC e 36 ºC em todas as regiões, aumentando o risco de estresse térmico nas lavouras e animais confinados.
Situação grave
Áreas como Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Mato Grosso, sul de Goiás e Roraima podem enfrentar frequentes temperaturas de 40 ºC. Alerta para focos de incêndio, déficit hídrico e possíveis transtornos.
Chuvas necessárias
Demais regiões esperam chuvas de pelo menos 150-200 mm, favorecendo o desenvolvimento de lavouras e recuperação de pastagens. Possíveis transtornos nos trabalhos de campo em áreas como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e faixa sul do Rio Grande do Sul.
Produtores devem ficar atentos ao manejo fitossanitário, aproveitando janelas de tempo firme, especialmente nas lavouras de café para evitar a ferrugem.