O dia reserva desafios meteorológicos em diversas regiões do Brasil nesta quarta-feira, 24. A previsão do tempo destaca condições adversas, com muita chuva e o risco de alagamentos. Fique informado sobre as condições específicas para esta quarta-feira (24) em cada região:
Sul
Santa Catarina e Paraná enfrentam chuvas persistentes, enquanto pancadas podem ocorrer no extremo norte do Rio Grande do Sul.
Volume de chuva varia de 5 a 45 mm, com potencial para transtornos no litoral norte catarinense e paranaense.
Tempo firme predomina na maior parte do território gaúcho.
Sudeste:
Pancadas de chuva persistem na região, exceto no centro e oeste de São Paulo, devido a uma massa de ar seco.
Chuva intensifica-se no centro norte de Minas Gerais e Espírito Santo, com possibilidade de acumulados superiores a 50 mm e até 100 mm em municípios mineiros.
Centro-Oeste:
Chuvas continuam em boa parte da região, com volumes variando de 40 a 90 mm no centro norte de Mato Grosso e de Goiás, podendo causar transtornos.
Mato Grosso do Sul tem menores chances de chuva.
Nordeste:
Pancadas de chuva esperadas em grande parte da região.
Destaque para alto volume de precipitação na Bahia e sul do Piauí, com acumulados entre 30 e 85 mm, podendo causar transtornos.
Condição de chuva menor na faixa norte, do Maranhão até o Rio Grande do Norte.
Norte:
Chuva prevista em boa parte da região devido a instabilidades tropicais.
Destaque para alto volume no oeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins, com possibilidade de transtornos por alagamentos e deslizamentos de terra.
Próximas duas semanas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as próximas duas semanas, prevendo fortes chuvas em diversas regiões. Entre 22 e 29 de janeiro, grandes volumes são esperados em áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, com destaque para estados como Bahia e Piauí, que podem receber mais de 100 mm. Chuvas intensas também são previstas em áreas do Maranhão, Ceará e sertão de Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Na segunda semana, entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, a tendência é de chuvas superiores a 60 mm em grande parte do país, principalmente nas regiões Norte e leste do Brasil. Regiões Norte e Nordeste, além do extremo sul, devem enfrentar períodos com menos chuva.