15/01/2024 às 14h33min - Atualizada em 15/01/2024 às 14h50min

IPCF cai 6% em dezembro e continua favorável ao produtor

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 15 - O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro de 2023 fechou em 0,89, uma queda de 6% em relação a novembro (0,95). Durante o período, houve uma queda no preço dos fertilizantes e das commodities agrícolas, informa a companhia em comunicado. Quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca, principalmente quando o número fica abaixo de 1.

Segundo a Mosaic, o preço dos fertilizantes caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, principalmente na ureia (-11%) e no cloreto de potássio (-6%), com estabilidade no fosfato monoamônico e no superfosfato simples.

A melhora do IPCF também é resultado da redução de cerca de 3% nos preços das commodities agrícolas em relação ao mês anterior, liderada pela cana-de-açúcar com queda de cerca de 7%.

"A safra da cana está se desenvolvendo com grandes volumes processados pelos moinhos da indústria sucroenergética, o que proporcionou a queda nos preços", disse a Mosaic.

Outra commodity que apresentou redução no preço foi a soja, que caiu em média 1% em relação a novembro, com o mercado atento às produtividades do início da colheita no Brasil.

Já o valor do milho subiu cerca de 11% em dezembro, em virtude da preocupação com uma safrinha menor. Com menos volume disponível no mercado, o preço do grão continua elevado. Quanto ao algodão houve estabilidade no preço de um mês para o outro.

Conforme a Mosaic, o câmbio apresentou estabilidade de um mês para o outro reagindo melhor em um cenário de menor risco global. O cenário geopolítico internacional ainda é uma preocupação e, embora o setor de agronegócios não tenha impacto direto da guerra Hamas contra Israel até o momento, é um assunto que continua com bandeira amarela para o mercado.

"No momento o foco do mercado está no início da colheita da soja no Brasil e possíveis revisões de produção esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma vez o impacto climático não foi considerado pelas instituições", declarou. "Em janeiro, o setor estará atento para o início do plantio das safrinhas de milho e algodão", concluiu.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.