15/01/2024 às 13h46min - Atualizada em 15/01/2024 às 14h05min

Aprovado auxílio para portos romenos com aumento de fluxo comercial após guerra

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 15 - A Comissão Europeia aprovou o auxílio de 126 milhões de euros para apoiar investimentos em portos da Romênia, diante do aumento do fluxo comercial após o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A medida será financiada em parte pelos fundos de coesão da União Europeia e deve contribuir para o funcionamento das Rotas de Solidariedade UE-Ucrânia, facilitando os fluxos comerciais de e para a Ucrânia, disse a Comissão em nota.

A Romênia notificou à Comissão que planejava apoiar empresas ativas em determinados portos do país para investir em instalações adicionais de manuseio ou armazenamento para processar mercadorias desviadas de suas rotas comerciais normais, em virtude da guerra e do colapso das rotas de exportação marítima direta da Ucrânia. O esquema terá validade até 31 de dezembro de 2024.

Em nota, a Comissão da UE afirmou que o auxílio é necessário, visto que nenhum investidor ou instituição realizaria os desembolsos em virtude das incertezas da guerra e da natureza temporária dos fluxos comerciais criados.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.