04/01/2024 às 10h06min - Atualizada em 04/01/2024 às 10h06min

​Petróleo dispara mais de 3% em meio a turbulências no Oriente Médio

Conflito Israel-Hamas, interrupção no principal campo petrolífero da Líbia e ataques a navios no Mar Vermelho influenciam cenário

- Da Redação, com Notícias Agrícolas e Reuters
Foto: Reprodução
Os preços do petróleo dispararam mais de 3% nesta quarta-feira (3), em meio a uma série de acontecimentos que aumentam as preocupações com a oferta do produto.

O fator que impulsionou o aumento foi a interrupção no principal campo petrolífero da Líbia, Sharara. O campo, que é operado pela estatal líbia NOC, foi fechado na terça-feira (2) após uma disputa entre grupos armados.

A interrupção de Sharara, que produz cerca de 300 mil barris de petróleo por dia, representa uma perda significativa para o fornecimento global. A Líbia é um membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Outro fator que contribuiu para a alta dos preços foram os contínuos ataques a navios no Mar Vermelho por combatentes Houthi, do Iêmen. O grupo apoiado pelo Irã já disparou mísseis balísticos antinavio contra navios no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho.

Além disso, as tensões entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, também pesam sobre os preços do petróleo. Os dois lados continuam a se bombardear, e há o temor de que um conflito mais amplo possa fechar vias navegáveis cruciais para o transporte de petróleo.

A Reuters também destaca que duas explosões mataram mais de 100 pessoas no Irã, em uma cerimônia em homenagem ao comandante Qassem Soleimani, que foi morto por um drone dos Estados Unidos em 2020. O Irã culpou Israel pelos ataques.

Os comerciantes de energia temem que os ataques no Iêmen, o conflito Israel-Hamas e as explosões no Irã possam levar a uma redução na oferta global de petróleo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.