04/01/2024 às 09h13min - Atualizada em 04/01/2024 às 09h13min

INMET antecipa um mês de janeiro com volumes variados de chuva e altas temperaturas pelo país

Minas Gerais é o estado que menos recebeu chuvas nas regiões produtores e dezembro

- Da Redação, com Mapa
Imagem: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou suas projeções climáticas para o mês de janeiro, indicando um padrão de chuvas abaixo ou ligeiramente acima da média em várias regiões do Brasil. 

 

Segundo o Inmet, a previsão aponta uma tendência de chuvas abaixo da média para grande parte da região Norte, além de áreas do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por outro lado, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, bem como em partes do Pará e Paraná, a estimativa é de precipitação dentro ou ligeiramente acima da média.

 

Essa previsão climática pode influenciar a safra de grãos de 2023/24 em várias regiões produtoras do país. No Matopiba, por exemplo, a expectativa é de chuvas abaixo da média, o que pode prejudicar os cultivos de verão devido ao déficit hídrico e ao aumento da evapotranspiração causado pelas altas temperaturas.

 

Já no Brasil Central, a retomada das chuvas no final de dezembro contribuiu para elevar os níveis de água no solo em algumas áreas, beneficiando o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Em contrapartida, no norte de Minas Gerais, os níveis de água no solo ainda se mantêm baixos. A previsão é de chuvas mais regulares em janeiro, o que pode ajudar na recuperação dos níveis hídricos do solo.

 

Na Região Sul, as previsões indicam que os volumes de chuva manterão os níveis de água no solo elevados, embora com menor probabilidade de excesso hídrico em algumas localidades. A redução do volume de chuva em relação aos meses anteriores pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões atrasadas.

 

Em relação às temperaturas, a previsão é de que estas sejam acima da média em praticamente todo o país, com áreas do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, entre outros, podendo registrar temperaturas médias em torno de 30ºC. Em algumas regiões do sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte, oeste do Paraná e oeste do Espírito Santo, as temperaturas podem se manter próximas ou ligeiramente abaixo da média.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.