02/01/2024 às 10h17min - Atualizada em 02/01/2024 às 10h17min
Primeira semana de janeiro tem previsão de intenso período de chuvas em todo Brasil
Na região Sudeste, as chuvas serão mais intensas no Rio de Janeiro e Espírito Santo
- Da redação, com Canal Rural
Créditos: Roman Grac A primeira semana de janeiro de 2024 promete ser caracterizada por chuvas significativas em praticamente todas as regiões do país, com ênfase nas áreas Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir de 2 de janeiro trará precipitações para todo o território nacional. Na porção norte do Paraná, espera-se chuvas mais escassas, com volumes de até 10 milímetros.
Na região Sudeste, as chuvas serão mais intensas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais, alcançando volumes de até 150 milímetros ao longo de cinco dias. Em São Paulo, as precipitações devem concentrar-se no litoral e no extremo norte do estado, com volumes de até 60 milímetros.
Na região Centro-Oeste, a previsão indica chuvas mais intensas em Mato Grosso e Goiás, com volumes previstos de até 200 milímetros em cinco dias. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem concentrar-se no sudoeste e no extremo norte do estado, com volumes de até 100 milímetros.
No Nordeste, as chuvas serão mais intensas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí, com expectativa de volumes de até 120 milímetros ao longo de cinco dias.
Na região Norte, prevê-se chuvas mais intensas no Tocantins e no centro-sul do Pará, atingindo volumes de até 150 milímetros em cinco dias. Em Rondônia, os volumes esperados são de até 60 milímetros.