O índice de atividade industrial Empire State, do Federal Reserve de Nova York, indicou uma forte desaceleração da atividade em agosto, recuando a 18,3 pontos no mês, de 43,0 pontos da leitura do mês anterior. A desaceleração foi ainda maior do que a expectativa dos economistas consultados pelo "The Wall Street Journal", de 29,0 pontos.
O número positivo do indicador aponta ainda uma expansão da atividade, mas a um ritmo consideravelmente mais lento do que no mês anterior. Além do indicador principal, o índice de novas encomendas - normalmente visto como um indicador de atividade futura - recuou a 14,8 pontos, de 33,2 da leitura anterior.
O índice de preços de venda anotou um novo recorde, subindo a 46,0 pontos, enquanto o índice de preços pagos ficou estável a 76,1 pontos, próximo da sua máxima histórica, com o avanço dos indicadores de preços reforçando os temores com a inflação.
O índice de tempo de entregas também preocupa, subindo a 28,3 pontos e indicando um aumento significativo na demora para a entrega dos produtos, como tem sido o caso nos últimos meses.
Veja aqui a íntegra do relatório do Fed de Nova York.