22/12/2023 às 09h44min - Atualizada em 22/12/2023 às 09h44min
Governo anuncia aumento da oferta de gás para indústria de fertilizantes em 2024
Iniciativa visa reduzir dependência externa e fortalecer a segurança alimentar
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação Site / Governo Federal O governo federal revelou planos de inaugurar o Gasoduto Rota 3, conectando o Polo Pré-Sal da Bacia de Santos ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, no segundo semestre de 2024. Essa iniciativa tem o intuito de ampliar a oferta de gás natural no Brasil em cerca de 14 milhões de metros cúbicos por dia.
Atualmente, o país consome aproximadamente 60 milhões de metros cúbicos diariamente, enquanto a produção local gira em torno de 45 milhões de metros cúbicos por dia. A nova infraestrutura será fundamental para a indústria de fertilizantes nacional, que atualmente importa cerca de 90% dos insumos necessários para sua produção.
O gás natural é um componente crucial na fabricação de fertilizantes nitrogenados, e a dependência excessiva das importações representa um ponto crítico para a estabilidade econômica do país. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a importância de reduzir essa dependência para garantir a estabilidade no fornecimento de alimentos e fortalecer a segurança alimentar nacional.
"Diminuir essa dependência é trazer estabilidade nos alimentos e segurança alimentar para o Brasil", destacou Fávaro, evidenciando como a vulnerabilidade a variações do mercado internacional pode afetar os custos de produção, resultando em preços mais altos dos alimentos e diminuindo a competitividade do país.
Por sua vez, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou os esforços do governo em criar políticas para impulsionar a oferta interna de gás natural, visando a médio prazo aprimorar a produção nacional do recurso.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin, salientou que o aumento da oferta de gás natural é um elemento fundamental para a segurança energética do país, ressaltando a importância dessa medida para a soberania e o desenvolvimento sustentável do Brasil.