20/12/2023 às 09h37min - Atualizada em 20/12/2023 às 09h37min

Algodão em pluma mantém estabilidade de preços em meio à baixa liquidez do mercado nacional

Indicador CEPEA/ESALQ registra aumento de 3,6% na semana, enquanto exportações da pluma permanecem intensas

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação Site / Ministério da Agricultura e Pecuária
O mercado de algodão em pluma tem presenciado uma estabilidade notável nos preços, mesmo diante da reduzida liquidez do mercado spot nacional. O Indicador CEPEA/ESALQ, considerando pagamento em 8 dias, iniciou esta semana cotado a R$ 3,9810 por libra-peso, indicando um aumento de 3,6% em comparação com a segunda-feira anterior (11). Além disso, o indicador acumula um crescimento de 3% no período parcial do mês, até o dia 18.

De acordo com análises realizadas por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada nesta quarta-feira (20), o ritmo de negociações está diminuindo gradualmente, especialmente devido à proximidade do recesso de final de ano e/ou férias coletivas. Esse período geralmente se caracteriza pela dificuldade logística no carregamento e/ou recebimento de produtos, resultando na prevalência de efetivações de contratos a termo.

Apesar da baixa atividade no mercado interno, as exportações de algodão em pluma têm se mantido intensas. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam uma média diária de exportação atual de 12,238 mil toneladas, número que representa um aumento significativo em comparação a dezembro de 2022, quando a média era de 7,987 mil toneladas, evidenciando um acréscimo de 53,2%.

Essa dinâmica no mercado de algodão em pluma ilustra a dualidade entre a relativa estabilidade dos preços no mercado nacional, impulsionada pela baixa liquidez e o movimento robusto das exportações, sugerindo um quadro de demanda mais forte no exterior, mesmo com o cenário interno mais retraído.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.