20/12/2023 às 09h34min - Atualizada em 20/12/2023 às 09h34min

​Arroz em alta no Rio Grande do Sul reflete oferta limitada e demanda precavida

Valorização de 8,3% do Indicador CEPEA/IRGA-RS aponta para acentuado aumento no mercado de arroz em casca na primeira quinzena de dezembro

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Dados recentes divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (20) apontaram significativos avanços nas cotações do arroz em casca no estado do Rio Grande do Sul. Durante a primeira quinzena de dezembro, o Indicador CEPEA/IRGA-RS, que considera grãos inteiros (58%) e pagamento à vista, registrou um expressivo crescimento de 8,3%, encerrando o período com uma média de R$ 130,06 por saca de 50 kg no dia 15.

Pesquisadores do Centro afirmam que esse movimento de alta está associado, principalmente, à oferta restrita de arroz em casca no mercado doméstico. No entanto, do lado da demanda, a maioria das indústrias permaneceu em postura retraída, com atividade ativa restrita apenas às unidades que buscavam aumentar seus estoques, prevendo possíveis atrasos na colheita da safra 2023/24, decorrente das condições climáticas desfavoráveis.

Embora alguns compradores tenham encontrado produtores mais flexíveis, o cenário geral é de baixa liquidez no mercado, refletindo a cautela e a moderação nas transações comerciais. A expectativa em relação a um possível atraso na colheita da próxima safra levou a uma postura mais conservadora por parte dos compradores, resultando em uma dinâmica de mercado bastante restritiva.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.