Na última semana, as fecularias registraram uma diminuição significativa no volume de mandioca processada, com uma queda de 4,7% em relação ao período anterior, totalizando 44,7 mil toneladas, segundo estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgadas nesta segunda (18). Apesar do recuo, o acumulado do ano ainda revela um crescimento expressivo de 31% em comparação ao mesmo intervalo de 2022.
Pesquisadores do Cepea apontam que uma parcela da indústria de fécula já reduziu a moagem, indicando um possível recesso a partir desta semana. Enquanto isso, produtores têm demonstrado maior interesse em comercializar nos últimos dias, buscando capitalização e com expectativas pessimistas para o início de 2024.
Ovos Em relação aos ovos, as cotações se mantiveram praticamente estáveis na última semana nas principais regiões produtoras e de comercialização do país. Colaboradores consultados pelo Cepea destacam que a estabilidade dos preços se deve ao equilíbrio entre oferta e demanda.
Entretanto, com a queda típica na procura entre o período de Natal e Ano Novo, tem-se observado um aumento nos descartes de aves mais velhas. Essa prática visa mitigar possíveis recuos nos valores da proteína. Além disso, a chegada de uma nova onda de calor ao país tem gerado preocupações entre os agentes do setor.