A importação de fertilizantes bateu recorde de janeiro a maio de 2021, com movimentação de mais de 13 milhões de toneladas, de acordo com Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este é maior volume obtido da série histórica, desde 2011.
O aumento foi puxado principalmente pelos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás que, juntos, são responsáveis pela importação de 8,8 milhões de toneladas – o que representa 67% do total de importação. A Conab ressaltou que a Bahia praticamente dobrou o volume de importação de fertilizantes no primeiro semestre, indicando um maior investimento por parte dos produtores em suas lavouras, resultado também dos preços favoráveis das principais commodities.
De acordo com a Conab, com os preços bastante remuneradores no mercado internacional e doméstico, os produtores aproveitaram a relação de troca favorável de alguns produtos agrícolas, recorrendo a operações de compras antecipadas a fim de garantir o futuro das atividades.
Com relação ao frete, o Boletim Logístico registrou um desaquecimento no mês de maio, mantendo tendência de queda já registrada no mês de abril. O cenário justifica-se pelo período de entressafra, com desaceleração no mercado de fretes e no volume de embarques à medida que ocorre um arrefecimento relativo no fluxo da soja, em algumas localidades, onde os contratos já foram cumpridos e os agentes esperam a colheita da safra de milho no Mato Grosso.
Melissa Cerozzi