A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, em comunicado, entrega hoje de lote de 3 milhões de doses de vacina contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde - responsável pela distribuição de doses aos Estados. A fundação detalhou ainda que, desse total, 233 mil doses foram enviadas diretamente para o Estado do Rio de Janeiro.
A fundação acrescentou que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), unidade fabril da Fiocruz, permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado - usado na fabricação do imunizante. A Fiocruz informou, ainda, aguardar confirmação de novos embarques desse insumo ainda para o mês de agosto.
Com a entrega feita hoje, a Fiocruz informou que, com as remessas, alcança marca de 84,5 milhões de doses de vacina disponibilizadas ao PNI, com 22 semanas de entregas ininterruptas. Desse total, 80,5 milhões de doses tiveram processamento final em Bio-Manguinhos e 4 milhões foram importadas prontas do Instituto Serum, da Índia, detalhou ainda a fundação.