A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou leilões voltados para apoiar a comercialização e escoamento do trigo, eventos que resultaram na negociação de aproximadamente 424 mil toneladas do cereal. Na mais recente rodada dos leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), ocorrida nesta terça-feira (14), foram transacionadas 64.505 toneladas.
Essas ações, realizadas com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), têm como objetivo primordial estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, buscando estabilizar o mercado e garantir renda ao produtor rural. Essas iniciativas estão alinhadas com os objetivos fundamentais da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).
Os leilões foram autorizados por meio da Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Esta portaria definiu um montante de recursos de até R$ 400 milhões para promover o escoamento do trigo produzido na safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção.