As negociações envolvendo o etanol no mercado spot do estado de São Paulo estão enfrentando um cenário de lentidão. Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelam que, embora algumas usinas tenham aumentado a oferta de etanol no spot, o interesse dos compradores tem sido limitado.
Pesquisadores do Cepea apontam que as quedas externas nos preços do petróleo têm gerado expectativas de redução nos valores da gasolina nas bombas, o que leva os compradores a adotarem cautela em suas aquisições imediatas.
Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado encerrou em R$ 2,1857/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), registrando uma queda de 0,96% em comparação ao período anterior.
No setor do açúcar, os preços médios do açúcar cristal branco também demonstram um enfraquecimento no mercado spot do estado de São Paulo. Conforme relatos dos pesquisadores do Cepea, algumas usinas optaram por reduzir os valores de suas ofertas, devido à resistência de muitos compradores diante dos elevados preços da saca do cristal.
Esta postura tem resultando em volumes menores nas negociações captadas pelo Cepea. A nível internacional, além da diminuição das exportações pela Índia e Tailândia, os atrasos nos embarques de açúcar no Brasil, motivados por problemas logísticos do país, têm reforçado a tendência de alta nas cotações do açúcar demerara.