João Menezes

Engenheiro Agrônomo, assistente agropecuário e facilitador do GTEPS (Grupo de Troca de Experiências em Pecuária Sustentável).


Mais Arrobas com sementes de qualidade

05/01/2022

Mais Arrobas com sementes de qualidade Boas pastagens são resultado de boas sementes, diz o agrônomo João Menezes (Foto: Agência Brasil)

Independentemente de o plantio ser consorciado com a agricultura (iLPF) ou áreas solteiras (pastagens exclusivas), temos que usar sementes de qualidade. Com a melhoria da qualidade das máquinas, com maior precisão na semeadura, cada vez mais o uso de sementes mais puras ou revestidas tem sido o recomendado. As sementes com valor cultural acima de 80% ou mesmo 50% têm menos impurezas, evitam a presença de sementes de invasoras e facilitam a uniformidade no plantio. Já as sementes revestidas (blindadas ou encrustadas) têm alta pureza, são uniformes e resistentes, tratadas com inseticida e fungicida, regulam a absorção de água, menor custo por hectare formado e são ideais para iLPF.

A implantação de boas pastagens exige que se tenha como objetivo uma boa germinação de plantas e um estabelecimento uniforme da forrageira por toda a área. A meta é que você tenha de 15 a 20 plantas por m2. Além da utilização de todas as práticas necessárias como um bom preparo de solo escolha da forrageira adequada calagem e adubação de plantio a qualidade da semente também influenciará no bom estabelecimento da pastagem.

Diferentemente das sementes de grãos, as sementes comumente comercializadas não são puras e totalmente viáveis, pois além de sementes viáveis existem também na sacaria sementes inviáveis que não germinam e impurezas como terra e sementes de plantas indesejáveis, portanto se precisa saber a qualidade do que ele está comprando.

O índice que mede a qualidade de uma semente é o valor cultural (VC). VC é a porcentagem de germinação vezes pureza dividido por 100, ou seja, daquela quantidade que tem na sacaria quanto é impureza e quanto é semente e daquelas sementes quantas germinaram. O produtor deve estar atento para o VC da semente que ele compra, exigindo preferencialmente aquelas de valor mais alto quando possui maquinário adequado para a sua semeadura, pois a aplicação será mais rápida e eficiente.

Hoje temos disponível no mercado as sementes blindadas (revestidas ou incrustradas). Essas sementes sofrem um tratamento e são revestidas por um material tornando-as mais uniforme, facilitando o plantio. No processo de revestimento, o fabricante normalmente já aplica fungicidas e inseticidas que dão uma proteção enquanto a semente está no solo e na fase inicial de germinação, além do que a semente fica mais protegida pelo seu revestimento quanto a estresse hídrico. Esse tipo de semente tem uma pureza bastante elevada, bem como sua germinação e por isso o produtor pode trabalhar com menores quantidades por hectare e o custo por área acaba sendo reduzido. Essa semente facilita o plantio com semeadoras de precisão, como no caso da ILPF e das máquinas elétricas que são adaptadas na frente do trator ou em motos.

Garanta um bom plantio e pastagens bem formadas e uniformes utilizando sementes de qualidade. O custo acaba sendo menor e você tem mais segurança de que formará uma boa pastagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *